Avaliação diagnóstica infantil precoce
- Spazio Integrar
- 31 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Atualmente, é possível ver crianças, ainda na primeira infância, descobrindo diagnósticos de transtornos do desenvolvimento. Entretanto, será que não seria precoce diagnosticar e intervir com crianças de 0 a 3 anos? Mas a resposta é não.
Com o avanço da ciência, técnicas e teorias, temos evidências que o desenvolvimento humano se inicia ainda no período intrauterino. Logo, as aquisições motoras, cognitivas, de linguagem e o desenvolvimento social são adquiridas nos primeiros anos de vida. A interação com o ambiente se faz de extrema importância para o desenvolvimento infantil, salientando sempre fatores comportamentais, biopsicossociais e a influência dos pais indispensáveis para os benefícios e os riscos aos quais a criança será exposta.
Além disso, precisamos destacar a necessidade quando falamos de desenvolvimento cognitivo, motor, de linguagem e social adaptativo de crianças pequenas, é necessário destacar que muitos aspectos são desenvolvidos em forma de cadeia, ou seja, para conseguir desenvolver novas habilidades é preciso já ter aprendido outras previamente. Dessa forma, se na primeira dificuldade da criança for identificada o quanto antes, mais cedo poderemos intervir e colaborar para um crescimento infantil de forma mais saudável e benéfica para ela.
Como podemos identificar?
Não é possível chegarmos a um diagnóstico sem uma avaliação profissional. Mas podemos estar sempre de olho em como a criança vem agindo e se desenvolvendo ao longo do tempo. Assim, os marcos do desenvolvimento são considerados a partir da maturação e habilidades esperadas para cada faixa etária. Destacamos algumas funções psicomotoras que são devolvidas ao longo das fases da infância:
Do nascimento aos 2 anos:
Aprendem através de tocar, sentir e experimentar.
Aprendem a segurar, engatinhar, sentar-se e andar.
Começam a brincar e imitar ações.
Dos 2 aos 7 anos:
Desenvolvem a linguagem e brincam usando a imaginação.
Aprendem a desenhar, recortar e fazer coisas com as mãos.
Melhoram em jogos que envolvem pegar objetos e coordenação olho-mão.
Ainda têm dificuldade em entender pontos de vista diferentes do deles.
Dos 7 aos 11 anos:
Aprendem a pensar de forma mais lógica e a resolver problemas.
Conseguem entender melhor ideias como quantidade e ordem.
Desenvolvem habilidades em esportes e atividades artísticas.
Começam a entender melhor tempo e espaço.
A partir dos 11 anos:
Tornam-se capazes de pensar em ideias complexas e abstratas.
Podem resolver problemas mais difíceis e pensar sobre questões importantes.
Aperfeiçoam habilidades em áreas específicas, como esportes ou música.
Tornam-se mais independentes e conscientes de si mesmos.
Dessa forma, podemos ter uma ideia do que é esperado para cada idade do desenvolvimento infantil. Porém, sempre ressaltando a necessidade de uma avaliação feita por um profissional da área de saúde.
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