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Avaliação diagnóstica infantil precoce



Atualmente, é possível ver crianças, ainda na primeira infância, descobrindo diagnósticos de transtornos do desenvolvimento. Entretanto, será que não seria precoce diagnosticar e intervir com crianças de 0 a 3 anos? Mas a resposta é não.


Com o avanço da ciência, técnicas e teorias, temos evidências que o desenvolvimento humano se inicia ainda no período intrauterino. Logo, as aquisições motoras, cognitivas, de linguagem e o desenvolvimento social são adquiridas nos primeiros anos de vida. A interação com o ambiente se faz de extrema importância para o desenvolvimento infantil, salientando sempre fatores comportamentais, biopsicossociais e a influência dos pais indispensáveis para os benefícios e os riscos aos quais a criança será exposta.


Além disso, precisamos destacar a necessidade quando falamos de desenvolvimento cognitivo, motor, de linguagem e social adaptativo de crianças pequenas, é necessário destacar que muitos aspectos são desenvolvidos em forma de cadeia, ou seja, para conseguir desenvolver novas habilidades é preciso já ter aprendido outras previamente. Dessa forma, se na primeira dificuldade da criança for identificada o quanto antes, mais cedo poderemos intervir e colaborar para um crescimento infantil de forma mais saudável e benéfica para ela.


Como podemos identificar?


Não é possível chegarmos a um diagnóstico sem uma avaliação profissional. Mas podemos estar sempre de olho em como a criança vem agindo e se desenvolvendo ao longo do tempo. Assim, os marcos do desenvolvimento são considerados a partir da maturação e habilidades esperadas para cada faixa etária. Destacamos algumas funções psicomotoras que são devolvidas ao longo das fases da infância:


Do nascimento aos 2 anos:

  • Aprendem através de tocar, sentir e experimentar.

  • Aprendem a segurar, engatinhar, sentar-se e andar.

  • Começam a brincar e imitar ações.


Dos 2 aos 7 anos:

  • Desenvolvem a linguagem e brincam usando a imaginação.

  • Aprendem a desenhar, recortar e fazer coisas com as mãos.

  • Melhoram em jogos que envolvem pegar objetos e coordenação olho-mão.

  • Ainda têm dificuldade em entender pontos de vista diferentes do deles.


Dos 7 aos 11 anos:

  • Aprendem a pensar de forma mais lógica e a resolver problemas.

  • Conseguem entender melhor ideias como quantidade e ordem.

  • Desenvolvem habilidades em esportes e atividades artísticas.

  • Começam a entender melhor tempo e espaço.


A partir dos 11 anos:

  • Tornam-se capazes de pensar em ideias complexas e abstratas.

  • Podem resolver problemas mais difíceis e pensar sobre questões importantes.

  • Aperfeiçoam habilidades em áreas específicas, como esportes ou música.

  • Tornam-se mais independentes e conscientes de si mesmos.


Dessa forma, podemos ter uma ideia do que é esperado para cada idade do desenvolvimento infantil. Porém, sempre ressaltando a necessidade de uma avaliação feita por um profissional da área de saúde.

 

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